FICHA TÉCNICA

 “VARANDA DO CONDE”
2014

IDENTIFICAÇÃO
Varanda do Conde é produzido a partir das castas Alvarinho e Trajadura da Sub-Região de Monção e Melgaço, Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

VINIFICAÇÃO
As uvas são recolhidas por castas, transportadas em caixas de 20kg e prensadas inteiras para obtenção de um mosto de grande qualidade. O mosto é clarificado a 12º C durante 48 horas e fermentado a temperatura controlada durante 10-12 dias.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Aspecto límpido, cor citrina. Aroma frutado muito elegante, com destaque para os frutos tropicais frescos e delicados. Em boca é encorpado, equilibrado onde a fruta e a frescura lhe dão um toque especial e apelativo como resultado da excelente selecção e combinação das castas Alvarinho e Trajadura.

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS
Álcool – 11,5 %V/V
Acidez Total (g/l ácido tartárico) – 6,4
Açúcar (g/l) – 4, 6

APRESENTAÇÃO
Apresentada em garrafa tipo Reno de cor âmbar, com cápsula de alumínio complexo e com uma roupagem composta por rótulo e contra-rótulo onde se encontra toda a informação referente ao vinho. Rolha de cortiça natural, qualidade extra, dimensões 45X22 mm, marcada “PROVAM”.

ARMAZENAMENTO
As garrafas acondicionadas em caixas de cartão devem ser armazenadas sem abrir, em local limpo e arejado, e em condições normais de temperatura e humidade. A armazenagem não pode ser feita em locais nos quais haja exposição solar, ou debaixo de tectos de fácil aquecimento e as mesmas não podem estar em contacto directo com o solo. Não podem ser armazenadas em ambientes contaminados e/ou contaminantes: produtos aromáticos, combustíveis, solventes, tintas, pesticidas, raticidas, etc. Considerando um curto período de tempo em armazém não é aconselhável colocar as caixas invertidas.

GASTRONOMIA
Deve ser bebido entre 8-10ºC. Preferencialmente deve ser bebido jovem, nos 2 anos seguintes à colheita. Acompanha peixes, mariscos e carnes brancas.